Lançada campanha ‘Seu imposto pode render Cidadania’

O evento foi realizado na sede da CIESP na manhã do último dia 13. Com a campanha, o CMDCA de Jundiaí busca arrecadar recursos para promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em Jundiaí.

Na manhã da quarta-feira, dia 13, a sede da CIESP de Jundiaí foi palco de um verdadeiro ato de cidadania com o encontro de empresários e sociedade civil para celebrar o lançamento da campanha ‘Seu imposto pode render Cidadania’, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA de Jundiaí.

O ‘Café Cidadão’ reuniu representantes da Câmara Municipal; da Receita Federal; de entidades que trabalham com crianças e adolescentes na cidade; da sociedade civil; empresários interessados em conhecer como funciona o sistema; além de representantes de empresas tributadas pelo lucro real, que já têm a cultura de fazer o repasse para o CMDCA de Jundiaí, entre eles o responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Astra, João José Storrari. “Desde quando começou a contribuir, em 1999, a empresa já destinou mais de R$ 800 mil para o CMDCA de Jundiaí”, declarou Storrari ao concluir: “Optamos por destinar ao CMDCA porque acreditamos que o Conselho consegue avaliar melhor as prioridades, seguindo os estudos de demandas na cidade”, reconhece.

A campanha busca formar uma rede de arrecadação de parte do imposto de renda dos contribuintes para investimento em projetos assistenciais destinados a crianças e adolescentes da cidade, por meio do FMDCA de Jundiaí. “Esses projetos são apresentados pelas instituições que prestam assistência às crianças e adolescentes depois de previamente aprovados pelo CMDCA”, explica a presidente do CMDCA de Jundiaí, Claudia Tofoli Honorio, ao anunciar que o primeiro passo é pautar às ações levando em conta as quatro principais demandas diagnosticadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP: drogadição; gravidez na adolescência; fila de espera e acolhimento institucional. “Em 2014 vamos priorizar os projetos focados nestas necessidades, também mostradas pelo Conselho Tutelar da cidade”, conclui a presidente Claudia.

ENVOLVIMENTOS AMPLOS E CONTÍNUOS.

Para o ex-presidente do Conselho em Jundiaí, Paulo Sérgio, as pessoas envolvidas na captação de recursos devem entender, cada vez mais, que os recursos existem e é necessário busca-los. “Jundiaí tem uma capacidade de mais de R$ 10 milhões de recursos a serem captados”, revela Paulo Sérgio, que esteve à frente do CMDCA por mais de 10 anos.

Outra ex-presidente do CMDCA de Jundiaí, Dra. Solange Satie Hamada Giotto, que continua como ouvinte do Conselho, alertou que a contribuição dos empresários pode estar além da destinação dos recursos da empresa. “O empresário pode estender sua ação de cidadão, promovendo a campanha de destinação do imposto de renda junto aos funcionários”, explica Solange.

Mostrando a viabilidade de a empresa levar a campanha para o corpo de empregados da empresa, o representante da Astra, João José Storrari, declarou que a adesão chega a ser surpreendente. “Desde quando aderimos às campanhas do CMDCA em Jundiaí, mais de 100 funcionários da Astra entenderam o valor de suas ações e passaram a destinar parte do imposto ao Conselho na cidade”, declara Storrari ao concluir: “As empresas devem aderir às leis de incentivo e contribuir com a melhoria de vida das pessoas. Posso garantir que não dói nada”, afirma em tom bem humorado.

FÁCIL ADESÃO.

Para a representante da Receita Federal, Dra. Tereza Cristina, com a instituição da Lei 2.594 foi facilitado o processo de destinação. “Trata-se de uma renúncia fiscal, onde o governo permite a destinação de recursos para projetos sociais de entidades nas áreas da criança e adolescente, do esporte, da cultura e do idoso”, explica Tereza Cristina.

A presidente do CMDCA de Jundiaí, Claudia Tofoli Honorio, que está no primeiro ano de seu mandato, busca dinamizar as ações do Conselho e para isso tem como meta tornar o Conselho e suas ações conhecidas na cidade. “Precisamos fazer com que as pessoas conheçam o CMDCA, quais suas funções e objetivos, para que possamos ampliar nossa relação com a sociedade jundiaiense”, declara Claudia ao fazer um chamamento: “Estamos de portas e corações abertos para receber a todos no Conselho da Criança e Adolescente de Jundiaí. Juntos, podemos mudar muitas histórias de forma positiva”, conclama Claudia.

Para obter todas as informações sobre a campanha e demais ações do CMDCA de Jundiaí, entre em contato pelo telefone: (11) 4586.0698 ramal 31.

LCG Comunicação – 9 7302.1153

Assessoria de Imprensa CMDCA