Faça Bonito
DIA 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Faça Bonito: Desconstruindo preconceitos para poder proteger”
Dia 18/05/2017, das 8h30 às 12h, UNIP de Jundiaí – Av. Armando Giassetti, nº 577, Vila Hortolândia.
Dia 18 de Maio
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Jundiaí, por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes – CMEVESCA, vem desenvolvendo várias ações para garantir a prevenção da violência e o direito a um atendimento adequado às crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual.
Este ano ocorrerá o 4º Encontro que a Comissão organiza com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O tema será “Faça Bonito: Desconstruindo Preconceitos para poder proteger” abordando a desconstrução da cultura machista, o sexismo e o incentivo, ainda que inconsciente e involuntário, e à sexualização infantil.
PROGRAMAÇÃO NO DIA
- 8h30 – Credenciamento e café
- 9h00 – Formação da Mesa de Autoridades
- 9h30 – Desconstruindo Preconceitos sobre a Sexualidade – Promotoras Legais Populares – PLP’s de Jundiaí
- 10h20 – Refletindo sobre garantia de direitos: 18 de Maio a luta continua – Creusa Teles dos Santos, Assistente Social do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV)
- 11h10 – Atendimento de Violência Sexual no Ambulatório de Saúde da Mulher – Ana Paula de Oliveira Moreira, Assistente Social do Ambulatório de Saúde da Mulher de Jundiaí
- 11h40 – Tirando dúvidas
- 12h00 – Encerramento
Para saber mais:
- http://www.sdh.gov.br/assuntos/bibliotecavirtual/criancas-e-adolescentes/publicacoes-2013/pdfs/plano-nacional-de-enfrentamento-da-violencia-sexual-contra-crianca-e-adolescentes
- http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escqprote_eletronico.pdf
- http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/guiaescolar/guiaescolar_p072_076.pdf
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016936.pdf
- http://promundo.org.br/recursos/vento-no-rosto/
- http://www.childhood.org.br/entenda-a-diferenca-entre-abuso-e-exploracao-sexual
- http://www.childhood.org.br/flipbook/navegar_seguranca/files/assets/basic-html/index.html#page1
- http://www.childhood.org.br/o-lugar-da-infancia-nos-direitos-humanos
- https://institutonoos.commercesuite.com.br/livros/maus-tratos-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes-uma-visao-ecossistemica
Fluxo Minimo de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual
Publicada em 20/04/2017