Semana da Adoção 2016 – Quanto tempo o tempo tem?

A Semana da Adoção é um evento anual organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Semente de Jundiaí, incluído no Calendário Municipal conforme lei municipal nº 7950/2012.

Neste ano, o GAA Semente teve a honra de ser parceiro do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente para a realização das atividades da Semana, que tem como tema principal “Quanto tempo o tempo tem?”.

Este tema foi pensado especialmente para provocar a reflexão de toda a comunidade e, em especial  dos atores que, direta ou indiretamente, influem no “tempo” em que as nossas crianças e adolescentes ficam acolhidas sem desfrutar do convívio familiar.

“Toda criança e adolescente tem direito a uma família”, seja ela biológica ou adotiva, desde que seja amada e protegida. Esta é nossa luta e é para isto que trabalhamos

Eles não podem crescer nos serviços de acolhimento… assim diz a lei… assim diz nossas consciências!

Então, o que cada um pode fazer para que nossas crianças e adolescentes não percam “tempo”? O tempo de brincar, o tempo de ser amado, o tempo de ser cuidado, o tempo de amar e de aprender a cuidar!

Para esta reflexão convidamos a todos para que participem das atividades da Semana da Adoção/2016, cujas informações mais detalhadas poderá obter no e-mail cmdca@jundiai.sp.gov.br e www.facebook.com/gaasemente.

Explicando o logotipo da Semana:

Todas as dificuldades pelas quais passamos nos remetem a uma penumbra, ou seja, parece que ficamos sem saída, na escuridão… quando caminhamos juntos na direção de encontrarmos saídas, parece que a luz se faz e aquilo que era sofrimento, transforma-se em possibilidades!

Assim, se olharmos a figura da ampulheta, que aqui significa o tempo das nossas crianças e adolescentes e de suas famílias (biológicas ou adotivas) e as cores do fundo da esquerda para a direita, podemos enxergar a explicação acima.

E ainda, a programação não está do lado direito por acaso. Está porque,  ao nos encontrarmos, podemos construir as possibilidades para tornarmos a “convivência familiar” destas crianças e adolescentes, realidade!

Conheça os órgãos parceiros desta ação:

CMDCA é uma instância deliberativa, foi instituido para garantir a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tem por responsabilidade deliberar e controlar, em todos os níveis, as ações governamentais e não governamentais da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescentes do Município de Jundiaí.

É formado por representantes do poder público, indicados pelo chefe do Poder Executivo e da sociedade civil, eleitos em plenária direta e livre para um mandato de dois anos.

Por meio de suas Comissões, o CMDCA busca a construção e concretização de políticas públicas voltadas à preservação dos direitos das crianças e adolescentes de Jundiaí.

GAA Semente é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada no ano 2000 à partir de um desejo comum entre a Vara da Infância e Juventude de Jundiaí e pais por adoção.

Em 2003 oficializou-se, tornando-se uma entidade independente.

É formado por voluntários e está devidamente registrado nos Conselhos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente e da Assistência Social de Jundiaí.

Está vinculado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD e, por isso, suas ações estão alinhadas com o Movimento Nacional da Adoção.

Trabalha em parceria com a Vara da Infância e Juventude na Preparação dos Pretendentes à Adoção , ministrando o curso obrigatório às pessoas que desejam adotar e, no acompanhamento das famílias por adoção, no pós adoção.

Telefones úteis de serviços que podem ajudar em suas dúvidas sobre Convivência Familiar – biológica ou adotiva:

CRAS -Centro de Referência da Assistência Social Jd Novo Horizonte – (11) 4817-3998

CRAS – Centro de Referênia da Assistência Social Jd. São Camilo – (11) 4526-8609

CRAS – Centro de Referência da Assistencia Social Jd. Sta. Gertrudes – (11) 4537-2981

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Jd. Tamoio – (11) 4527-3900

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Cidade/CIP – (11) 4586-0698 / (11) 4522-7595

Conselho Tutelar I – (11) 4521-4608

Conselho Tutelar II – (11) 4526-7726

Conselho Tutelar III – (11) 4522-0324

CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Jundiaí – (11) 4497-0008 / (11) 4522-0333 ramal 427

Ofício da Infância e Juventude da Comarca de Jundiaí – (11) 4586-8111 ramal 237

GAA Semente – Grupo de Apoio à Adoção Semente de Jundiaí – (11) 94126-6161