Sessão Solene de Posse do CMDCA – Gestão 2015-2017

Novos membros do Conselho da Criança tomam posse
Publicada em 06/05/2015 às 15:43

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), tomaram posse na noite de terça-feira (5), no auditório do Paço Municipal. No total, 20 conselheiros – 10 representantes da sociedade civil e outros 10 do poder público, além dos respectivos suplentes – farão parte do CMDCA.

O vice-prefeito Durval Orlato destacou a importância de a nova gestão contar com integrantes que já faziam parte do conselho, além da participação de novos membros. “É uma boa oportunidade para mesclar a experiência acumulada daqueles que ficam com a motivação dos que chegam”, disse. Segundo Durval Orlato, apesar de muitos desafios superados, há outros ainda por realizar.

A secretária Semads, Rita de Cássia Marchiore, também falou sobre desafios. “Todos nós sabemos como nos move trabalhar com os desafios que envolvem criança e adolescente. Acredito que a última gestão do conselho cumpriu o papel e abriu caminho para um cenário ainda mais desafiador”, destacou.

A então presidente do conselho, Cláudia Honório Tofoli, agradeceu a oportunidade de ficar à frente do órgão por quatros anos. Emocionada, ela disse que a formação desta nova gestão é feita com pessoas comprometidas com a causa. “É um trabalho difícil, mas muito bom quando vemos as coisas acontecendo”.

Para o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Barbin Torelli, o trabalho que envolve criança e adolescente é extremamente difícil. “Por isso contamos com pessoas especiais, uma vez que pela Constituição Federal o único momento que se tem prioridade absoluta é quando se fala de crianças e adolescentes e precisamos, realmente tirar isso do papel e colocar em prática”.

Elaine Cristina Cavalcante é coordenadora da Associação Pio Lanteri, no Jardim São Camilo, e está otimista com a participação no órgão, representando a sociedade civil. “Temos que desenvolver mais políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes”, disse.

Já a titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo, que também faz parte do Conselho da Juventude, espera poder unir as políticas. “Estamos com um time de muita qualidade e espero contribuir com ações voltadas para esse público”, disse a nova integrante representando o poder público.

Confira os nomes dos Conselheiros:
Poder Público

• Roselaine Timóteo de Mamede (Assistência e Desenvolvimento Social);
  • Karen Renata Zuppinger (Educação);
  • Alexandre Moreno Sandri (Saúde);
  • Jean Marcel Caum Camolese (Cultura);
  • Pedro Geraldo de Campos Neto (Esporte e Lazer);
  • Narrinam Camargo Lima (Coordenadoria da Juventude);
  • Simone de Andrade Pligher (Negócios Jurídicos);
  • Alcebíades Nascimento Silva Junior (Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência);
  • Paulo Sérgio Cano Cardona (Gabinete do Prefeito);
  • Aline Aleixo (Assistência e Desenvolvimento Social).

Sociedade Civil

• Miguel da Silva Oliveira;