CAFÉ COM GESTORES

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), um café da manhã com gestores das entidades que atuam com o terceiro setor na cidade. Na pauta, a comemoração dos 24 anos do Estatuto da Crianças e do Adolescentes e o fortalecimento das relações entre o conselho e as entidades.

O evento contou com a participação da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social (Semads), Marilena Perdiz Negro, e o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato. De acordo com a presidente do CDMCA, Cláudia Tofoli Honório, o encontro teve um caráter festivo e com o objetivo de demonstrar a importância do trabalho dessas entidades na implementação de ações e na construção das políticas públicas do setor.

“A proposta é discutir como trabalhar melhor as propostas dessas entidades, contribuindo para fortalecer as ações, sejam programas, projetos ou políticas”, disse Cláudia. Além disso, o encontro possibilitou reforçar a divulgação do edital que trata do financiamento de projetos por meio do Fundo da Criança e do Adolescente.

Para a secretária Marilena Negro, a Semads tem um trabalho intenso, que funciona articulado em rede, focado na criança, no adolescente, nos idosos e na população em situação de risco, “O fato de o CMDCA estar vinculado à assistência social nos favorece muito, na medida em que permite uma aproximação maior com o público prioritário”, disse.

O secretário Durval Orlato, por sua vez, ressaltou que é importante que haja todo esse engajamento das pessoas, num momento em que a escassez de voluntários é grande. “Quando conseguimos reunir tantos interessados em ajudar a mudar as coisas, como vocês estão fazendo, temos que agradecer e cumprimentar”.

O estatuto

A partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), crianças e adolescente passaram a ser sujeitos de direitos e prioridade absoluta, tendo a preferência assegurada no atendimento nos serviços públicos e na formulação/execução de políticas públicas, além da destinação privilegiada de recursos.

Assim, o dia 13 de julho, além de celebrar as conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente, faz um alerta de que a família, a sociedade e o Estado têm muito a contribuir na defesa e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

cmdca1

Publicada em 15/07/2014