Fundação Abrinq inicia ‘Prefeito Amigo da Criança’ em Jundiaí

A adesão de Jundiaí ao programa ‘Prefeito Amigo da Criança’, decidida pelo prefeito Pedro Bigardi, trouxe à cidade nesta sexta-feira (11) a representante da Fundação Abrinq, Jeniffer Caroline Luiz. Na ocasião, ela realizou uma palestra sobre o programa e as questões operacionais no auditório do Ciesp.

Cláudio Miranda destacou a importância do programa

“O governo está empenhado em trabalhar nas questões que envolvem as crianças e adolescentes. Queremos nos fortalecer cada vez mais para garantir a proteção integral a eles”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que representou o prefeito Pedro Bigardi e destacou a importância do programa.

Para o secretário, a presença da Prefeitura de Jundiaí no programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ é uma obrigação ética. “Nossa intenção é cumprir todos os objetivos que nos forem propostos e realizar ações integradas, envolvendo todas as secretarias”.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilena Negro, comentou que a Semads tem trabalhado para se alinhar com a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de maneira convergente a esse programa.

“Estamos dando passos rápidos em ações intersetoriais. Também optamos pelo aceite ao programa Primeiríssima Infância, que nos dá possibilidade de agir e dialogar sobre essa questão”, comentou Marilena.

Segundo Cláudia Tófoli, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a proposta trazida pelo programa é fazer com que o governo do município se comprometa a mudar a situação da criança e adolescente até o final da gestão. O selo definitivo será entregue apenas após o final do atual mandato.

“São várias etapas ao longo desses quatro anos”, comentou, lembrando que uma delas é a formação de um conselho de apoio que inclui membros do Legislativo, Executivo, Judiciário, sociedade civil, Conselho Tutelar e o próprio CMDCA, entre outros.

Jeniffer Caroline Luiz explicou o programa da Abrinq

O programa
Criado pela Fundação Abrinq, mantida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Brinquedos, o programa “Prefeito Amigo da Criança” foi definido pela palestrante Jeniffer Caroline Luiz como um conjunto organizado de indicadores em que os municípios devem melhorar.

O diagnóstico é feito logo no primeiro ano de governo para que metas possam ser traçadas e esses indicadores são monitorados durante os 4 anos. Após todo esse processo, se houver melhora dos indicadores, o município e o prefeito são reconhecidos com o selo.

“Tudo isso acompanhado pela sociedade e órgãos diversos”, frisou a técnica da área de proteção social da fundação.

Para Jeniffer, o fato de Jundiaí ter se comprometido a traçar as metas e executá-las para melhorar a situação da criança e adolescente no município já é um exemplo.

“É muito difícil convencer as gestões municipais a envolverem seus diversos setores no programa. Jundiaí sai na frente por isso, por se mostrar interessada em mudar seu cenário atual e melhorar o cenário para crianças e adolescentes”, afirmou.

Publicada em 14/10/2013 ▪ Leia mais sobre ,